Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de imprensa Notícias Sebrae e Governo discutem estratégias para o Compra Alagoas
19/05/2016 - 11h04m

Sebrae e Governo discutem estratégias para o Compra Alagoas

Objetivo é fortalecer as MPE através das compras governamentais

Sebrae e Governo discutem estratégias para o Compra Alagoas

Por Raíssa França

Nessa terça-feira (17), a Unidade de Políticas Públicas do Sebrae em Alagoas recebeu o diretor presidente da Agência de Modernização da Gestão de Processos (Amgesp), Wagner Morais, e a gerente de Micro e Pequenos Negócios da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Ana Maria Santos, para discutir as ações do Programa Compra Alagoas, que tem como objetivo promover o empreendedorismo, o desenvolvimento e o fortalecimento das micro e pequenas empresas, contribuindo para a geração de emprego e renda, o crescimento e a desconcentração econômica do estado por meio da viabilização da política de compras governamentais.

O Compra Alagoas foi interrompido em 2014 e, este ano, retoma as atividades. Durante a reunião, os representantes debateram as ações que serão realizadas dentro do programa para apoiar as micro e pequenas empresas de Alagoas. Para isso, alguns comitês foram criados, como o Comitê de Capacitação e Educação Empreendedora, o Comitê de Desburocratização e Simplificação e o Comitê de Compras Públicas – é por meio deste que será reativado o Fórum Estadual de Micro e Pequenas Empresas, com mais discussões em prol do desenvolvimento do setor.

De acordo com Renata Fonseca, gerente da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae em Alagoas, o encontro foi importante para dar andamento à retomada do programa, que traz diversos benefícios para os empresários alagoanos. “O papel do Sebrae nesse contexto é contribuir com capacitações e orientações técnicas, além de apoiar o estado na divulgação do cadastro das pequenas empresas”, explica a gerente.

Ana Maria Santos, gerente de Micro e Pequenos Negócios da Sedetur, destaca que o retorno do programa contribui para facilitar o acesso das MPE ao mercado de compras governamentais, com benefícios para os dois lados. “O Compra Alagoas ajuda a simplificar normas e procedimentos para as aquisições dos governos estadual e municipais, reduzindo prazos e custos e fazendo o dinheiro circular no nosso território. Esse é o foco da parceria entre Sedetur, Amgesp e Sebrae”, ressalta.

O maior comprador no Brasil é o Governo – Federal, Estadual e Municipal, por isso, as empresas devem se capacitar e fazer desse público seu melhor cliente. É o que destaca Wagner Morais, diretor presidente da Amgesp. “Queremos fomentar políticas públicas para as MPE e implementar essa cultura no estado para reforçar a importância de comprar do pequeno negócio. Nesse contexto, o apoio das Salas do Empreendedor vai ser fundamental”, conclui o presidente.

Fonte: Ascom Sebrae