Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de imprensa Notícias Governo do Estado, através de licitação feita pela Amgesp, adquiriu 147 viaturas distribuídas para os 102 municípios
01/11/2018 - 15h50m

Novas ambulâncias para atender aos 102 municípios de Alagoas e unidades de saúde

Repórter: Josenildo Törres

Repórter Fotográfico: Márcio Ferreira

Conhecidas como ‘amarelinhas’, as ambulâncias do Serviço de Transporte Sanitário – utilizado para levar os pacientes de uma unidade hospitalar para outra – foram licitadas pela Agência de Modernização da Gestão de Processos (Amgesp). Com investimentos da ordem de R$ 24,3 milhões, o Governo do Estado adquiriu 147 viaturas, que foram distribuídas para os 102 municípios e as unidades hospitalares mantidas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

Um processo licitatório de grande porte e que mobilizou a equipe técnica da Amgesp para assegurar ambulâncias e alta performance, gerando economia para o Tesouro Estadual.  Ao preço unitário de 165 mil, as novas ambulâncias possuem equipamentos de última geração, além de rastreador via satélite, contribuído para uma transformação do Serviço de Transporte Sanitário em Alagoas.

“Todas as ambulâncias são dotadas de equipamentos como aspirador, nebulizador, torpedos de oxigênio, maca articulada, suporte de soro, estetoscópio, colar cervical, tensiômetros adulto e infantil e desfibrilador automático externo.  Realizamos, de modo satisfatório, mais um processo licitatório para o Estado de Alagoas, pois houve o aprimoramento, racionalização de recursos, tempo de procedimento do certame, qualidade e eficiência no que diz respeito a compras públicas das amarelinhas ”, salientou o assessor técnico de planejamento e controle de atas da Amgesp, Reinaldo Antônio da Silva Júnior.

Transporte Sanitário – Implantado em julho de 2016, o serviço cuida do deslocamento dos pacientes para a realização de procedimentos não urgentes e exames, bem como, para transferi-los para os leitos de retaguarda nas unidades hospitalares conveniadas à Sesau. O objetivo é garantir o atendimento de um número ainda maior de pacientes e desafogar os leitos do Hospital Geral do Estado (HGE).

Do total de veículos, 17 foram entregues às unidades de saúde estaduais da capital e do interior. Isso porque, as unidades mantidas pelo Estado só dispunham de quatro veículos para realizar o Serviço de Transporte Sanitário, o que comprometia a assistência.

Na capital as ambulâncias foram distribuídas para o Hospital Geral do Estado (HGE), Ambulatórios 24 Horas Assis Chateaubriand, Dom Miguel Câmara, Denilma Bulhões e João Fireman. Também receberam novos veículos a Clínica Infantil Dayse Breda, o Setor de Regulação da Sesau e a Maternidade Escola Santa Mônica.

Já no interior do Estado, receberam novas ambulâncias o Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca, e Hospital Arnon de Melo, em Piranhas. Também foram contemplados, o Hospital Ib Gatto Falcão, em Rio Largo; Hospital Antenor Serpa, em Delmiro Gouveia; e Unidade Mista Drª Quitéria Bezerra, em Água Branca.

Fonte ASCOM SESAU