Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de imprensa Notícias Alagoas é o segundo lugar no ranking nacional da transparência
23/06/2016 - 13h20m

Alagoas é o segundo lugar no ranking nacional da transparência

Agência de Modernização da Gestão de Processos, Instituto de Tecnologia em Informática e Informação e Controladoria Geral do Estado de Alagoas não mediram esforços para chegar a este resultado

Alagoas é o segundo lugar no ranking nacional da transparência

Em 2005, na primeira avaliação do Ministério Público Federal, o Estado de Alagoas ficou em 15º lugar no ranking da transparência, com uma nota de 6,8. Hoje, estamos em segundo lugar com uma nota de 9,8 e este resultado está diretamente relacionado aos trabalhos de todos os órgãos da Administração Direta e Indireta do Estado de Alagoas, em especial ao Instituto de Tecnologia em Informática e Informação – ITEC em ter elaborado o portal da transparência adaptando as necessidades e realidades do nosso Estado, à Controladoria Geral do Estado que coordenou todo o trabalho dos órgãos públicos do Estado e incentivou a transparência ativa e passiva nas entidades públicas de Alagoas e à Agência de Modernização da Gestão de Processos que se comprometeu em alimentar o portal da transparência com as informações de todos os órgãos do Estado, mesmo com as dificuldades de estrutura física e pessoal, mas o objetivo foi atingido com êxito e isto é fruto de um trabalho em equipe.

Os ganhos advindos de políticas de transparência governamental, portanto, não se encerram em si mesmos, mas estão, sim, nos resultados trazidos por esse tipo de política para todo o arranjo institucional da administração pública. É exatamente essa a diretriz que o Governador Renan Filho quer dar à transparência e tornar o governo mais próximo do povo alagoano. Esse é o novo olhar do Governo de Alagoas, uma gestão eficiente e com olhos no futuro, respeitando as necessidades da população e trabalhando por uma nova Alagoas.

Quero agradecer aos servidores da Amgesp, envolvidos direta e indiretamente, nesse processo de construção de uma Alagoas mais transparente. Um dos principais fundamentos da transparência dos atos administrativos é a garantia de acesso dos cidadãos às informações coletadas, produzidas e armazenadas pelas gestão pública. Na relação com o poder público, o acesso livre e transparente protege o cidadão de intromissões indevidas e atos arbitrários por parte dos governos e, por outro lado, é precondição para a participação do cidadão e dos grupos organizados da sociedade nos processos políticos e na gestão da coisa pública e, portanto, para uma democracia mais efetiva”, conclui Wagner Morais, Diretor Presidente da Agência.

Ações do documento